VOYEUR        ARTISTS        EXHIBITIONS        THEORY        NEWS        LINKS        CONTACT 

        

2005        2006

     
12.05.06

"Neste espaço (do mundo, da casa onde estamos, dos espaços que nos delimitam o corpo), onde tudo é concebido para ser visto, reparamos que, no fundo, poucas são as coisas que restam ser olhadas.O acto de observar torna-se um espelho de inconsequência, onde o desaparecimento do "outro" é reflectido friamente. Revela também a possibilidade do corpo humano ser não social. Estamos para lá da visibilidade como fonte de poder e controle. Não se trata mais de tornar as coisas visíveis ao olhar exterior. Assim, a audiência, o espectador, é envolvido num exercício de fabricação de um corpo banal, fabricado em circuito fechado e supervisionado por um ecrã de monitorização."

António Manuel Teixeira
in http://hardmusica.blogspot.com

   
11.05.06 Inauguração da exposição de Hugo Barata.
   
08.04.06

"O Projecto animado por Rodrigo Vilhena apresenta Ecstasy, trabalho de N.A.F. que tem como objecto central um vídeo com imagens de rostos de actores pornográficos "gay" no momento do orgasmo. Não se trata duma afirmação da cultura "gay" no sentido estrito ou duma provocação à moral dominante. Tudo o que se vê é a sucessão de rostos em êxtase, ficando a situação ou qualquer outra referência física implícita mas nunca evidente. A ambiguidade da imagem do clímax sexual, tão formalmente semelhante ao Êxtase místico (recorde-se a famosa Santa Teresa de Ávila, de Bernini), é valorizada num contexto de diferenciação da norma sexual, o que pode ser um elemento perturbador, mas é o carácter especular das imagens, mostrando o estado de ausência de autovigilância de cada um dos personagens que funciona como elemento detonador. Mais do que propostas iconoclasta, é um jogo com os interditos e as suas projecções que simultaneamente individualiza e universaliza a condição humana. A instalação num espaço com condições "voyeurísticas" potencia o trabalho"

Celso Martins
in Expresso 

   
28.03.06

O Programa Magazine Artes que é emitido na RTP 2 censurou o trabalho “Ecstasy” do artista Nuno Alexandre Ferreira. A entrevista realizada no dia 16 de Março por Celso Martins no Voyeur Project View, supostamente iria ser emitida no dia 28 do corrente mês no programa Magazine Artes. Ora acontece que por razões desconhecidas a entrevista não foi emitida, não tendo sido dada nenhuma explicação pela RTP 2.

   
16.03.06 Inauguração da exposição de Nuno Alexandre Ferreira.

   
27.02.06

“Voyeur: observador oculto de relações íntimas no plano fisiológico. Aquele que pratica o voyeurismo, isto é, obtém a excitação sexual apenas pela observação (…)». Quem nunca quis espreitar pelo buraco da fechadura que atire a primeira pedra. Quem nunca teve coragem para ser um observador não autorizado, já pode obter a licença para espiar. Basta telefonar, marcar dia e hora para dar a espreitadela e a galeria Voyeur Project View disponibiliza um orifício para ver a exposição Tänzerin. Depois, algures entre a repulsa e a atracção, entre o estranho e o subversivo, descobre-se o mundo criado por Catarina Saraiva. Escultura e vídeo, figuras e símbolos desafiam a percepção e o pensamento de quem ousa ser um voyeur.

in Le Cool Magazine

   
16.02.06 Inauguração da exposição de Catarina Saraiva.

   
12.01.06 Apresentação privada do projecto www.i-museu.org às 21h Inauguração da exposição de Pedro de Campos Rosado às 22h.